terça-feira, novembro 08, 2005

Como se define um Conceito...


Senti a necessidade de trazer novamente à superficie o recente concurso da "Seat / Automagazine", e resgatar uma questão, uma dúvida, ou melhor desvendar um enigma. Que tipo de critérios é que serão usados pelos referidos júris escolhidos para este género de concursos, para avaliar os trabalhos? Será pelo conceito? Se o é, então parece ainda ser mais grave, pois a imagem do concept car que estão a ver, é da autoria de dois colegas nossos (O Luis Soares e o Pedro Sousa), que decidiram em conjunto participar no referido concurso. Ora, até aqui tudo bem!... A participação em tais concursos, só nos enriquece, torna- nos mais aptos profissionalmente, e também por vezes funciona como uma rampa de lançamento para o mercado de trabalho. Mas, o que importa aqui mencionar, e nisso, é certo que usarei palavras com convicção, é que, sempre gostei e continuarei a gostar de ver bons trabalhos, e esta apresentada por eles, está muito bem desenvolvido quer a nível de conceito, quer a nível de técnica foto-realística (só por curiosidade, não é um render 3D), e agora pergunto eu! Porque é que a proposta que se encontra por baixo deste texto foi escolhida, e a dos nossos dois anfitrões não? É uma boa questão!... Será que alguém consegue desvendar semelhante enigma?... Os autores agradecem que façam os vossos comentários. Façam elogios, critiquem, mas digam qualquer coisa!...

19 comentários:

_41 disse...

Ao, Luis Soares e o Pedro Sousa, os meus parabens pelo concept car!
Não sei responder porque nao foram escolhido!

Anónimo disse...

defenitivamente alguem começa apor o dedo na "ferida" or assim dizer, pois muitas das vezes existem escolhas deveras inigmaticas e esta sem sombra de duvida é uma delas assim com outras que tenho conhecimento,pois acabei de rever os vencedores eos restantes participantes;
Ao, Luis Soares e o Pedro Sousa, estao de parabens pelo trabalho que desenvolveram espero ver mais trabalhos desenvolvidos;
Parece-me uma boa iniciativa dar a conhecer os muitos bons trabalhos que por aí existem.

Anónimo disse...

Como o Patra disse
"sempre gostei e continuarei a gostar de ver bons trabalhos"

Bom inicio de debate, se calhar a sorte so bate a alguns, ou será ironia ?

Bom trabalho continuem, estao no bom caminho !
Parabens.

Jo disse...

Vi os projectos seleccionados e confesso que também me espanta o facto do carro projectado pelo Luis Soares e Pedro Sousa não ter sido sequer avaliado. Para mim, que admito que, embora goste de carros, não percebo uma ponta de design de carros, este foi o único carro que eu sequer relacionei com a marca - Seat. Os outros, simplesmente eram carros diferentes (excepto o primeiro que achei uma cópia quase exacta de um carro já existente algures na América), mas não achei que tivessem o mínimo a ver com a marca ou com o que ela tenta passar.
IADE, Lisboa
(Felipa - o que achas dos faróis?)

Felipa disse...

É sempre complicado fazer julgamentos quanto à selecção pois não sabemos quais os requesitos que eles pedem. Acho de facto, que a apresentação do Luis Soares e do Pedro Sousa estão além de qualquer projecto apresentado(principlamente porque não é feito em 3d). Também não sou propriamente uma grande critica de automoveis mas a nivel de linhas e formas considero-me maluca por carros!
Acho que de facto eles conseguiram um optimo projecto embora, pessoalmente nao axe a traseira do carro o seguimento da parte da frente (mas adorei a frente).Mas quem sou eu para falar...
Quanto ao porquê, talvez se deva ao facto de o vencedor ter adequado as tendências de moda automóvel actuais. Não ha comparação possivel entre os dois trabalhos....mas eles lá sabem!
Quanto aos faróis JO: axo lindissimos e dificilmente com pequenos toques os partia...se é que me entendes!

mau feitio disse...

Esta escolha do juri é fácil de entender. Reparem,o concept car escolhido é tão tosco, que só podia ser um Seat! Aquela traseira é tão desajeitada como o seat altea. E grelha frontal azeiteira tem tudo a ver com os modelos mais desportivos do grupo Volkswagen.... bem, vou parar antes antes que alguem me bata.
Em suma, o concept car do Pedro e do Luis, tem uma pureza de linhas demasiado perfeita... hehe, pelo menos é a única razão que encontro!

Pedro, Luis, para a próxima entrem num concurso duma marca a sério... basta ver, Walter da Silva...? Que faz ele na Seat?... O mesmo que na Alfa Romeo!... e já aí, por exemplo o Alfa 147, ficou bem melhor nas mãos do novo designer.
:P Coisas que não se entendem.

Jorge Silva disse...

Axo k na vale acrescentar mais ao k ja foi dito, e tb n quero tar a falar muito... Pedro e Luis o nosso carro foi o melhor (sim nosso!). sem duvida. Esta escolha do juri so serviu para confirmar k o departamento de Design Automovel da Seat n percebe nada nem de carros, nem d design... é por isso k actualmente tamos a ser comtemplados por modelos como o altea, o toledo, e o leon (desculpem o termo, mas "abortos") k, (design e) estetica à parte, sao 3 carros exactamente iguais com traseiras diferentes e isso é inadmisível! sao 3 carros k sao variaçoes (do tipo sedan, hatch, e coupe)do mm modelo (no interior tb!) e no entanto estao em segmentos diferentes!!!!!!!! Pr'além do mais, a seat so tem as vendas k tem por causa da relação qualidade/preço e isto devido aos motores e (muitas) outras peças Volkswagen. Enfim... mas m vale tar calado pk n vou mudar nada... no entanto a Seat é uma marca sem alma propria, e k ainda n esta definida... e escolhendo este tipo carros para a avaliação no concurso, vai ficar estagnada muitos e muitos mais anos... Obrigado por lerem! Ao Pedro e ao Luis apenas tenho a dizer k tamos todos d parabéns!

Zack Cole disse...

Luis and Pedro,
When I compare the two designs it is very strange. The winning design looks like cars I've seen mothers driving around in America. Your design is new and different. It points to the future. And of course the drawing is awsome! If this company picked the other design over yours, you probably don't want to work for them anyway!

Anónimo disse...

charli says |
acalmem os "cavalos" pessoal.
o design automóvel é uma coisa muito manhosa e nada é feito por acaso.

em relação ao concurso em si.. Pedro, vai ser à terceira! vou ver o que há de novo para participar. faze-mos uma participação internacional :P (como sempre quis fazer)

e pessoal, esta é para vocês agora: não são só os outros que conseguem fazer destas coisas. todos nós somos capazes e se queremos chegar a algum lado temos é de pôr mãos à obra. podem achar o seat "desenho de guardanapo" uma coisa terrível, mas o facto é que está lá e conseguiu chamar a atenção do juri. (não foi um puto de 10 anos que o fez!?)
não estou a dizer bem nem mal, estou é a dizer que podem e DEVEM participar em iniciativas destas.

quanto ao prototipo dos meus colegas: logo à partida, tratando-se de uma imagem vectorial, "tá descumunal". depois, olhando para o desenvolver do vosso projecto, vejo que fugiram ao vosso conceito à procura de uma aproximação à linguagem actual da seat (que era um "must" sendo um concurso dessa marca). não contava com este resultado e surpreende-me que não tivessem desafiado o grupo audi-volkswagen tentando encher a frente do seat com a grelha.
a nível pessoal, não gosto muito do carro (tu percebes pedro), mas tratando-se de um concept-car 2005 acho que não lhe falta nada para não estar presente num dos próximos salões automóvel. que motor estavam a pensar pôr-lhe :P jejjeje

Anónimo disse...

charli says |
o ramba ou rambla ou lá o que é, é o novo bmw x5 ou porsche cayenne da seat.. é normal que a seat o tivesse em conta.

o emocion é que não percebo porque é que não foi seleccionado. provavelmente aparece ai no mercado daqui a dois anos como apareceu a gilera stalker no meu caso.

aninhas disse...

bem...que máquina! Pelo q percebi o vencedor foi outro e confesso que parece-me o carro do Batman...nada original. N é para ser simpática mas o vosso modelo está um espetáculo, perfeito para olhar para os céus!!!!! Nem sempre se ganha mas parece que marcaram mtas pessoas pela positiva. Pedro, foste tu?! Q maravilha!

mau feitio disse...

O Charli tem razão. Um SUV, ou todo-terreno-utilitário (como quizerem chamar)como o Rambla, deve estar na ordem de trabalhos da Seat, uma vez que dentro do grupo Volkswagen, apenas a Skoda e a Seat não têm ainda este tipo de veiculo.

Aqueles que queiram entrar pelo mundo do design automóvel, estejam atentos à Renault. Quase todos os anos é aberto um concurso com base no Clio.
Estão lembrados do Clio Best Years? É produto nacional =)

Vamos lá designers tugas, é preciso mostrar quem manda nesta m****!

nunopassos disse...

perplexo pela kestão elevada neste blog..deixo aki a optica de uma percepção k me parece directa e evidente. aparte da fragilidade do feedback k revelou esta iniciativa de design auto em portugal e com base na ideia de que a seat nestes ultimos anos restruturou a sua identidade com sustento numa linguagem k me parece de uma singularidade e konvergencia pouko komum na industria automovel, n posso concordar com a ideia de uma inovação de conceito por parte do luis soares e do pedro sousa. Sendo a originalidade de conceito um ponto referencial nos criterios de avaliação definidos na proposta, o projecto k se trata neste blog expoe uma variante de produto ond foi aplikada a linguagem de estilo ja definida pela seat, abordagem conceptual de identidade parece.me de facto vaga ou nula. No entanto, n deixo de concordar k o nivel tecniko do projecto fosse suficiente para abafar a debilidade tecnika e konceptual presente em grand parte dos selecionados, tendo km base obviamente a amplitude dos criterios k envolviam a selecção.

ps:"cm se define um conceito..." apreciava uma reflexao por parte do autor desta frase e da sua consistencia.

andré henriques disse...

A ideia de julgar um carro pela apresentação é algo que deve ser combatido. Não acharia justo que alguem sem capacidade de representação (quer seja 3d, vectorial, airbrush, etc) ficasse para trás, tendo uma ideia melhor. Numa altura em que a imagem vende e é tudo é bom ver as ideias vingar.
Quanto ao trabalho do Luis e do Pedro, parece-me muito interessante e até concretizável (embora demasiado colado a modelos já existentes) com uns pequenos ajustes, mas se a Seat quer premiar a diferença e inovação optaram por um tipo de carro que não se encontra na sua gama de modelos.
-

Liliana disse...

Confesso que também não percebo mt de carros mas axo que qualquer pessoa sabe ver o que é uma boa linha e o que não é, apesar de ser mt subjectivo. E não é preciso ser designer, basta ter um bocado de sensibilidade para ter uma opiniao sobre isso.

Mas a questao que realmente interessa, não é se gostaram do carro ou não, mas sim porque é que nao foi sequer mencionado no site da seat. Não sei quais foram os critérios de avaliacao mas de certeza que não foram a clareza da forma e a elegância das linhas, porque senão o automovel criado pelo Pedro e o Luis tinha sido mencionado e mostrado.

Concordo com o charlie quando ele diz que "podem achar o seat "desenho de guardanapo" uma coisa terrível, mas o facto é que está lá e conseguiu chamar a atenção do juri", mas não totalmente, porque isso nao é design, porque design engloba toda uma metodologia projectual que estudamos durante anos para conseguirmos chegar ao grau de qualidade exigido.Um simples desenho como o mostrado "no guardanapo" pode ter intenção mas nao é reflectido, ponderado nem amadurecido. Então toda esta situação quererá dizer que qualquer pessoa que faça uns riscos num papel pode ser chamado de designer deixando para trás todos os que estudam para o ser? É triste...mas é o que está acontecer, neste concurso e não só.

Anónimo disse...

(muito anonimo)

e é mesmo isso! o conceito é importante, mas a tecnica tem de estar presente! Bolas! Eu por mim, falo ganhei um par de olheiras, e uns cabelos grisalhos (bolas, tou a ficar velho), do esborço em tirar proveito, do curso, e num concurso como este rabiscar a lápis de cor, é um insulto á inteligência!

Helder Esteves disse...

ya, e uma pena que realmente, um projecto que deu tanto trabalho e em que os autores tanto se empenharam acabe agora por ser injustamente, quanto a mim, posto de parte em beneficio de um outro que, e mais uma vez 'e apenas a minha opiniao, nao vai acrescentar nada a marca... SEAT. Foi uma pena. Aqui deixo o meu abraco ao Luis e ao Pedro e... olhar em frente que em frente e o caminho! ;) Os meus parabens pelo excelente trabalho!

helder_esteves77@hotmail.com

Anónimo disse...

Plagiar um carro não é original, logo, por uma capota no concept car da seat com 4 anos não é ser vanguardista, por isso, por mais que esteja bom a nível técnico de photoshop, para mim, sendo eles designers, o trabalho é mais fraco que muitos outros apresentados por amadores e apaixonados por carros e pelo desenho.

Anónimo disse...

Realmente, no que toca á imagem final apresentada, essa está impecável, um desenho vectorial trabalhoso.
mas seria isso o que pretendia a seat?, manter uma linguagem que actualmente invade o mundo automóvel...parece que de marca para marca so se muda o símbolo ...será que eles não queriam algo que de uma forma ou de outra parecesse algo diferente?
não olhemos apenas para a embalagem, o recheio é o que mais importa amigos!
Viva o design e os designers!!!