quinta-feira, setembro 15, 2005

UA premiada e Nós?...

O Design da Universidade de Aveiro está mais uma vez em destaque. O Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design atribuiu um dos seus Prémios Anuais «Good Design» a Carlos Aguiar, docente no Departamento de Comunicação e Arte. Desta vez foi com o projecto da ferragem de porta Techno Bionic “A” (que já havia sido finalista do IF Design Award de Hannover 2004), que Carlos Aguiar se distinguiu, na categoria hardware/ferramentas, graças à inovação, forma, material, construção, concepção, funcionalidade, utilidade e estética apresentadas pelo objecto. «Good Design» é organizado pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design – uma das mais prestigiadas instituições culturais da área de Chicago e o único museu de arquitectura e de design nos EUA. Mais de 200 produtos e designs gráficos foram seleccionados por um júri conceituado de arquitectos, designers e autoridades reconhecidas no mundo do Design por designs recentes, que mereceram o Prémio «Good Design», atestando a energia, vitalidade e inovação do design no mundo actual do design. A atribuição deste prémio constitui, para o designer Carlos Aguiar, mais uma prova da excelência e maioridade do design industrial Português, que, ao contrario do “mito” que ainda subsiste em grande parte do nosso tecido empresarial, pode competir de igual para igual com os autores estrangeiros, se para isso tiver um mínimo de condições da indústria.
Vem ainda confirmar a pertinência e actualidade da formação na área do design ministrada na Universidade de Aveiro, nomeadamente na sua aposta de fusão do ensino base num só curso global reforçando a capacidade de intervenção dos licenciados no tecido económico».
Carlos Aguiar tem desenvolvido ao longo dos últimos 17 anos um trabalho consistente de utilização do recurso Design nas empresas, em especial nas áreas ligadas à metalomecânica. No seu currículo consta a atribuição do Prémio Design para a Indústria do Centro Português de Design, por três vezes, o Prémio Nacional de Design «Troféu Sena da Silva», na categoria Design de Produto, e ainda o «Prémio Designer» atribuído excepcionalmente em 1994 pelo Centro Português de Design «pela contribuição demonstrada para a afirmação do Design Global nas empresas, assim como nos métodos utilizados na investigação, concepção e desenvolvimento de novos produtos».
............
Até aqui tudo bem, certo! É a continuação do nosso Orgulho Nacional. Mas agora, perguntou eu!.. Será possivel num futuro próximo ver galardoados da mesma forma trabalhos ou projectos desenvolvidos por docentes ou alunos da ESTG-IPVC? Eu continuo a achar que sim! Pois embora, não se divulgue muito dentro do "Espaço Académico", já tem havido umas boas surpresas, a nível de prémios nacionais e internacionais! Infelizmente, isso não é muito divulgado, o que a meu ver é lamentável, e mais, o silêncio não ensina ninguém! Não nos faz crescer. Portanto, há uma necessidade urgente, em criar condicões para informar os alunos de design, sobre as actuais capacidades que em Portugal proliferam sobre Design Industrial, permitindo assim, servir de rampa de lançamento para um maior estímulo académico, para os que agora iniciam pela primeira vez o ano curricular, de Design do Produto.
Nós os que estamos cá há mais tempo (5.º Ano), temos o dever, de implusionar, apoiar, incentivar, e ajudar se necessário, para dai resultar numa maior emotividade e confiança sobre o desenvolvimento de projectos conceptuais, para mostrar que em Viana do Castelo, se pode elevar a um plano supeior o bom nome "DESIGN DO PRODUTO"...


Sem comentários: