quinta-feira, agosto 27, 2009

Design não é Caridade, é trabalho!

Encontrei um artigo em modo de manifesto de uma designer portuguesa (Naulila Luís), indignada com a falta de ética por parte da organização da experimentadesign, sobre a campanha da Coca-Cola, que convida jovens designers portugueses a participar num colectivo, que permite apresentar projectos ecológicos. Pessoalmente, considero estas iniciativas uma mais valia para nós (designers), mas pelos vistos querem sempre que trabalhemos a custo ZERO. Segundo eles (Experimetadesign + Coca-Cola), consideram que serem convidados já é uma enorme honra. Bem! o que tenho vindo a perceber é que a directora Guta Moura Guedes, só se importa com a sua experimenta, para brilhar junto dos seus amigos elitistas. Julgo que, assim a nossa profissão nunca será respeitada, com esta postura por parte de quem se diz defender o design português.

Por isso, a referida designer (Naulila Luís) criou um manisfesto a alertar para esta triste situação. Poderão o ler na integra (
aqui).

2 comentários:

Ricardo Machado disse...

É bom que estes posts floresçam. Está na altura de falar abertamente sobre os métodos nada éticos desses grupos elitistas mas nada honestos. Para mim não passa tudo de uma fachada cool com pretensões modernas e caridosas, mas que não divulgam o verdadeiro interesse ao grande público e à classe que realmente é referenciada, os designers.
O menino da lágrima, no fundo, é o mais verdadeiro no meio disto tudo...

Ricardo Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.