segunda-feira, julho 13, 2009

Estágios (Não remunerados)

Fico sempre revoltado cada vez que leio desabafos de pessoas com enorme talento, a lamentarem o facto de serem explorados e injuriados moralmente por empresas que usam e abusam do recrutamento de estagiários (não remunerados). Existem muitas situações em Portugal desta natureza que precisam de ser revistas, não consigo imaginar o número de jovens que são vítimas diariamente desta situação, mas por vezes é preciso agir e divulgar estes actos exploratórios. Deixo aqui um (link) para um caso (recente) de um jovem criativo.

E se quiserem passem a palavra e divulguem!...

3 comentários:

BrandãoPassos disse...

Estágio já é uma exploração, porém você é novo, não tem experiencia e precisa disso para aprender e desenvolver, ainda mais no começo que tanto erramos, porém não remunerado é um absurdo! A pessoa acaba saindo no prejuízo financeiro e muitas vezes moral, por serem abusados de seus "superiores" hierarquicos na empresa.

Lupita disse...

Penso que como profissionais, quer seja de design ou de outra área devemos sempre valorizar o nosso trabalho. Aceitar um estágio, ou um qualquer trabalho de forma voluntária sem remuneração é pura estupidez.
Para serem respeitados, primeiro tem de ser vocês próprios a respeitarem-se. O vosso trabalho tem valor= valor monetário.
Lembro-me a primeira vez que me sugeriram trabalhar de forma gratuita à experiência durante 1 mês, para ver se gostavam do meu trabalho...ao que respondi, "muito bem querem que esteja aqui à experiência durante 1 mês, fazemos um contrato remunerado com um mês de experiência-alei prevê". A pessoa não aceitou como é óbvio e praticamente todos os meses publica anúncios de emprego...sabem porque?
Porque vivem disso, de mão de obra escrava.....É a escravatura do SEC. XXI, inventam uma peta e a maioria cai....se deixassem de cair nessas tretas deixava de haver mercado para tal.
Desabafem criem uma lista negras de empresas que trabalham assim e tenham coragem de não acreditar nas petas que são expostas, não há motivo nenhum para pagar para trabalhar. Se o querem fazer trabalhem para uma instituição de caridade não para um parasita, um egoísta egocêntrico qualquer, que vive às vossas custas.

Anónimo disse...

A Empresa tem que enxergar o estagiário como um investimento, até porque ela irá molda-lo de acordo com suas necessidades.

Aqui no Brasil acontece da seguinte:
O Governo daqui não se importa nem um pouco com a educação (diz se importar mas na prática não faz nada) pelo menos até 2007 estavamos entre os piores países do mundo em educação básica.

No geral o governo não dá o menor preparo nas escolas para ingressar numa faculdade publica. (com exceção daqueles que estudam em escolas particulares que tem mais condições financeiras e tal).

Faculdades de Design aqui são caríssimas. Resumindo já é um parto ter que pagar uma faculdade dessas, imagina ter que trabalhar de graça e pagar uma faculdade assim. Só quem tem o papai pra ajudar mesmo.

O pior de tudo é que aqui é muito comum acontecer de ter empresas que não oferecem uma bolsa para seus estagiários. Isso tira a oportunidade de muitos talentos que precisam trabalhar pra pagar sua própria faculdade.

Eu mesmo tenho um amigo talentosíssimo q ganhou uma oportunidade de estagiar numa empresa de animação, só que os caras não pagavam e não ajudavam nem com transporte. Tadinho perdeu a oportunidade.

A nossa “sorte” é que nossa profissão não é nem regulamentada. =(. E aqui a maioria das empresas não registram o designer em carteira

Então não é obrigatório ter uma faculdade pra assumir um cargo “X”. Qualquer micreiro se intitula designer aqui.

Ai vcs se perguntam nossa mas porque vcs não se organizam e lutam pelos seus direitos. Tentamos fazer isso o que fez surgir a Associação dos Designer gráficos (ADG) que vive falida numa bagunça danada.

Mas é engraçado que apesar de tudo isso o brasileiro continua criativo e sempre dá um jeitinho pra sobreviver! =P