sábado, setembro 17, 2005

A Scanner Darkly... Um Filme Rotoscoping

Vai estrear brevemente o filme "A Scanner Darkly" do escritor Philip K. Dick, o mesmo escritor do clássico Blade Runner, Total Recall e mais recentemente do fantástico Minority Report. Este novo filme conta com um elenco de luxo, Keanu Reeves, Arctor Rory Cochrane, Robert Downey Jr. , Woody Harrelson e Winona Ryder. Mas, o que torna particularmente fantástico este filme, é a magia cinematográfica do Realizador Richard Linklater. Para quem nunca ouviu falar dele, Richard Linklater, é, o que se pode chamar de um visionário da nova era digital, ele mais a sua equipa (amigos), desenvolveram em 2001 uma longa-metragem "Waking Life", onde foi utilizada uma velha técnica de efeitos especiais, o "Rotoscoping", técnica essa, muito utilizada nos vários episódios da "Guerra das Estrelas", no sabres luminosos, nas lutas de jedis!!! Recordam-se?... Pois é, só que agora essa técncia evolui, no caminho da renovação e melhoramento no conceito. Basicamente esta técnica é, a aplicação de uma camada "pintada" sobre a pelicula original (filme), em cada frame, ora se cada segundo de um movimento animado é o equivalente a 25 frames, imaginem, quantos frames não são necessários para obter este processo!!! É um "trabalho de Mouros"... Incrivel, não é?
Agora analizem, o que isso representa a nível de produto final, em todo o seu explendor estético e visual! ou seja "A Scanner Darkly" é uma novela gráfica, onde se utiliza um estilo visionário do futuro, que permitirá a outros realizadores, e até mesmo a autodidactas, produzir filmes com mais impacto emocional e detalhe gráfico sem precedentes! Se o filme "Sin City" foi brilhante, este promete ir mais longe!!!... E querem saber mais? O espectacular deste filme, é a utilização de software muito conhecido, não foi necessário recorrrer a software altamente sofisticado!!! Usaram para o efeito o Flash, Photoshop e Ilustrator, juntando a isto uma mesa de desenho digital da Wacon e a isto, somado uma dose de talento na maestria em desenhar digitalmente, tornando assim possivel criar uma obra prima, e neste momento a Equipa de Realização anda a recrutar pessoal especializado em "Rotoscoping". Bom! agora resta-nos aguardar até Março de 2006...

Descarregar Trailer Oficial

2 comentários:

Anónimo disse...

bem, isto provavelmente não te interessa nada mas era só para rectificar uma coisa. Waking Life não é uma curta-metragem mas sim uma longa-metragem de cerca de 100 minutos.
Não sei se já viste. Se não, aconselho. Pelo visual excelente e pela interessante carga filosófica que o filme carrega.

dznpuro disse...

Obrigado pela correcção, já foi alterada esse lapso! E sim, partilho da mesma opinião é uma grande filme!!!