sábado, setembro 03, 2005

Heikki Naulapaa


Esperem, não vão já a correr à procura de um dicionário para traduzir a palavra. Heikki Naulapaa é, um jovem designer filandês, com 29 anos, finalista do curso de Design de Carros na Royal College of Art em Londres. Numa primeira análise poderá parecer apenas mais um designer entre muitos, que tiveram o previlégio de ir estudar para uma das escolas mais consagradas sobre design, É verdade, mas o que torna o nosso anfitrião especial é o facto de ter ganho recentemente o prémio "Pilkington Automotive Best Design" com a sua Aprilia Magnet um veiculo hibrido, que junta dois conceitos, o cruzamento entre uma mota e a fórmula 1.
Sabem como é que tive conhecimento desta noticia? Não?...

Pronto, ok! eu digo!...
Desta vez, esta notícia não foi fruto do acaso obtido na roleta da sorte chamado
google! Foi através da site Oficial do Programa de 3D Rhinoceros, que como já antes tive a oportunidade de mencionar é para mim um programa de referência! Sim! é verdade, periodicamente nesta página são colocadas na galeria imagens de trabalhos (renders), tanto de profissionais como de estudantes de Design do Produto, Design Industrial, Joalharia, Engenharia Naval, etc...
Caros leitores, tenho o meu ego iluminado de satisfação, por ver um projecto tão bem desenvolvido com o apoio do espectacular programa Rhino 3D! Ora, Aqui está mais uma prova do que pretendo sempre que possível defender, e não! não tenho nenhuma comissão com a Empresa
Robert McNeel & Associates, é apenas a certeza, que acredito nas suas grandes potencialidades!

Como nota final resta-me apenas lançar uma questão! (em especial para os meus colegas de turma). Será que o fantástico desempenho deste designer poderá de alguma forma servir de estímulo para todos nós? – Quanto a mim, penso que sim!
Acho que, podemos continuar a acreditar que o curso de design do produto rumará no caminho certo! basta para isso mudar pequenas atitudes disciplinares, a concepção de projectos tornar-se-ia mais estimulante, se fosse possível introduzir como complemento na cadeira de projecto a
prototipagem rápida ,assumindo-se assim, como uma das prioridades fundamentais no apoio ao desenvolvimento de protótipos mais coerentes e próximos da realidade empresarial. E em paralelo criar uma forte ligação com a cadeira de Desenho Técnico Assistido por Computador (CAD), apostando numa formação sólida, com os programas que as nossas empresas actualmente utilizam, tais como o Rhinoceros e o Solid Works, entre outros...
http://www.naulapaa.com/degree04.html

1 comentário:

Anónimo disse...

charli says |
e como pós nota final, e primeiro comentário meu, mas, será que este trabalho do patrício (que é o que é realmente fantástico)poderá de alguma forma servir de estímulo para todos nós?
utilizando palavras do Patrício: "Quanto a mim, penso que sim!"

é destas pequenas grandes coisas que se marcam diferenças. muita desta informação está ai à espera de nós mas é aqui atraves desta iniciativa espectacular que está tudo reunido com uma mais valia da experiencia e know-how do Patrício.
à pouco quando lhe disse que fiquei entusiasmado com uma notícia que li (apartir deste mesmo blog) ele responde qualquer coisa como: ainda bem era isso que queria. a "partilha de conhecimentos" começa.

e quando o Patrício nos diz para deixar o nosso comentário, não é só para dizer bem ou mal disto (como estou eu a fazer agora) mas é para participar. mostrar, partilhar um pouco da nossa experiencia. eu tenho coisas interessantes para dizer e mostrar da mesma forma que tenho duvidas para tirar.
espero que isto sirva de estimulo para muita gente e que todos possamos aprender e ensinar.

hoje, por ser o meu primeiro comentário, vou deixar-lo apenas como um aviso a todos.

só espero é que não queiram isto mastigado também!