sexta-feira, setembro 09, 2005

Cinema Independente... Novo sangue...

Sinopse de "Rupofobia"
José é um empregado de café que é obrigado pelo patrão, obcecado pelo lucro e apresentação do seu estabelecimento, a trazer agarrado ao seu órgão sexual um bordel para no acto de urinar não ter de tocar no seu pénis. Rui é cliente de um café e é obcecado pela limpeza, ou seja é rupófobo. Num dia como noutro qualquer, José lembra-se de algo que vai mudar a sua vida e a dos clientes, para sempre… Rupofobia com a duração de 15 minutos foi rodada em Abril último, contando, entre outros actores, com o desempenho de Álvaro Faria. Ciente das suas capacidades, Telmo Martins, estudante finalista do curso de Design Multimédia, e, paralelamente, com frequência de algumas cadeiras de Cinema, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, trabalhou para que a curta-metragem atingisse um bom nível de qualidade.


Conjugação de esforços

Para que uma curta-metragem seja exibida em salas de cinema tem de haver uma produtora, um realizador e uma distribuidora com uma longa-metragem para estrear e que a aceite. Telmo Martins encontrou esses apoios que necessitava para a sua "Rupofobia" chegar às salas de cinema, respectivamente, na Marginal Filmes, de Lisboa, no realizador José Carlos de Oliveira, que conheceu e de quem ficou amigo, quando no ano passado foi convidado e participou no júri do Festival de Cinema de Coimbra, e na Lusomundo que analisou o trabalho e reconheceu-lhe valor para ser exibido nas suas salas. “Quando acabei de filmar, enviei o trabalho ao José Carlos de Oliveira que gostou, tal como a Lusomundo, que aceitou projectá-la nas suas salas”.


Ultrapassar obstáculos

As dificuldades que foram sendo sucessivamente ultrapassadas não se ficaram por aqui. “A curta-metragem tinha três músicas que permitiram que as utilizássemos apenas em festivais de cinema. Ora quando surgiu a possibilidade de ser editada pela FNAC e distribuída pela Lusomundo, percebemos que tínhamos de mudar as músicas. Através de outro realizador conseguimos chegar até ao compositor e guitarrista Flack, que foi impecável, fez-nos três músicas originais. Finalmente, acrescentou Telmo Martins, não tínhamos o filme em 35mm para ser projectado em cinema, mas falei com o reitor da Universidade da Beira Interior, que aceitou que esta instituição suportasse os 10.200 euros”.

A partir de 15 de Outubro, em algumas salas da Lusomundo os amantes do cinema poderão assistir, juntamente com o filme português ‘Um rio’, à curta-metragem ‘Rupofobia’, uma produção da UBI, co-produção do Cybercentro da Covilhã e realização de Telmo Martins, e venda nas lojas da FNAC a partir de 10 de Outubro próximo.

1 comentário:

Anónimo disse...

charli says |

provas feitas que as coisas se conseguem fazer quando nos predispomos a consegui-las.

ou então continuem rezando, pode ser que qualquer coisa como neste anuncio publicitário vos aconteça:

http://www.filefactory.com/get/f.php?f=cf6946cfcb9038ad003e48d2